Apresentação
Vídeo de apresentação do projeto
Olá Pessoal!
E ste blog educativo consiste em um material pedagógico, destinado aos alunos e professores do ensino médio e integra uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Vamos apresentar, em linhas gerais, nosso estudo: trata-se de uma análise acerca da memória e História das ditaduras militares no Brasil e na Argentina. Essa opção ocorreu, principalmente, devido à circulação de ideias conservadoras e comentários infundados sobre o assunto nos últimos tempos, nas mídias, nas ruas, corredores das escolas e salas de aulas.
Portanto, dada a profusão dessas ideias em cena pública que chegam a desrespeitar a memória de vítimas da repressão, optamos por realizar um estudo comparativo das narrativas nos livros didáticos acerca das ditaduras militares. Pensamos em trabalhar com os regimes autoritários do Cone Sul e, para a viabilização da pesquisa, fizemos o recorte Brasil e Argentina, já que esses países passaram por processos semelhantes de interrupção do governo democrático.
Diante do binômio que se estabelece entre “passados sensíveis e ensino de História”, entre as décadas de 1960 e 1980, propomos um estudo sistêmico dos regimes autoritários no Brasil e na Argentina. Tratamos de um período marcado pela violência, morte, tortura, desaparecimentos e censura. Esse passado recente é representado de diferentes maneiras nas narrativas escolares, constituindo memórias que, com palavras e silêncios, elaboram versões do acontecimento ditadura civil-militar.
Salienta-se também que fazem parte dos nossos objetivos contribuir com o ensino reflexivo de História, apresentando alguns elementos da pesquisa, tais como: a relação entre História e memória; os embates em torno da memória e do esquecimento; memórias em disputa; o acontecimento da ditadura no Brasil e na Argentina; resistência e repressão; lugares de memória; CNV (Comissão Nacional da Verdade) no Brasil, CONADEP (Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas) na Argentina e aberturas democráticas. Também propomos leituras de textos, vídeos realizados com pesquisadores sobre o assunto, filmes, músicas, podcast, fontes históricas, testemunhos pessoais das ditaduras no Brasil e na Argentina e atividades destinadas aos alunos. Trata-se de um material de suporte didático para a reflexão sobre passados sensíveis e dolorosos, marcados pela violência e repressão. A intenção é contribuir para o “pensar historicamente”, que é o objetivo principal do ensino-aprendizagem de História, utilizando mídias de informações que integram a vida cotidiana de grande parte dos alunos do ensino médio. Com isso, buscamos também, com a elaboração desse produto, promover o acesso e a significação de dados publicados pelas Comissões Nacionais desses países sobre a violação dos Direitos Humanos, a fim de fomentar um ensino crítico na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito.
Conheça a autora
Ellen Natucha Pedroza Bezerra
Orientadora: Profa. Dra. Sônia Maria de Meneses Silva.
E-mail para contato: ellen_natucha@hotmail.com
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3758909738572531
Conheça a orientadora
Sônia Meneses
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
professora adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA) e orientadora da pesquisa.