fundo parallax

O acontecimento na teia do tempo

ESMA – Buenos Aires
outubro 31, 2018
Primeira etapa do processo de “Reorganização Nacional” (1976-1981)
outubro 31, 2018
 
D urante os anos de 1960 e 1970 foram deflagrados golpes de Estado em vários países latino-americanos, instaurando processos autoritários e sistemas repressivos. No caso da Argentina, a ditadura teve início em 1976, quando a Junta Militar, interrompeu o mandato da Presidente María Estela Martínez de Perón e assumiu o comando político até 1983, lapso temporal marcado por muita violência e pela prática de atrocidades.

Na madrugada de 24 de março de 1976, as Forças Armadas ocuparam as principais sedes do poder político, depondo a presidente. A partir de então, uma Junta Militar, integrada pelo general Jorge Rafael Videla, pelo almirante Emilio Eduardo Massera e o brigadeiro Orlando Ramón Agosti assumia o poder, autodenominando o regime implantado de “Processo de Reorganização Nacional”.
 
A ditadura instaurada, portanto, acabava o mandato da presidente e dos governadores, dissolvia o Congresso e as legislaturas provinciais e removia os integrantes da Corte Suprema. Todas essas medidas significaram o fim do Estado de direito, com a imposição de um regime autoritário, caracterizado pelos usos de muitas estratégias de violência para reprimir as oposições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *